Requisitos de Matrícula

Pré requisitos para ingressar em uma faculdade na Alemanha

Antes de se inscrever para uma universidade, é importante verificar como a sua formação escolar é reconhecida na Alemanha.

A regra geral para brasileiros é:

Se você possui o Abitur, IB ou equivalente, pode se candidatar diretamente no próprio site da faculdade.

Se você não possui o Abitur (exame que conclui a formação básica alemã e permite ingresso em um universidade) ou o IB, você não pode se candidatar diretamente.

Para informações mais precisas sobre o reconhecimento da sua formação, é possível se informar diretamente no departamento de intercâmbio internacional (Akademisches Auslandsamt/International Office) da faculdade que deseja cursar ou no site.

O QUE SÃO O ABITUR E O IB?

O Abitur é o exame que conclui o ensino médio na Alemanha e é exigido por toda instituição de ensino superior alemã. Ele permite o ingresso em universidades alemãs e equivaleria ao ENEM, com a diferença de que o Abitur só pode ser prestado uma única vez e sua nota serve para toda a vida.Este exame consiste em cinco provas específicas que variam de acordo com a área que o aluno pretende seguir na universidade: humanas, exatas ou biológicas.

O Abitur é oferecido no Brasil aos alunos de colégios alemães bilíngues (português-alemão). Além de ensinarem alemão como primeira língua estrangeira, esses colégios se destacam por seguir um parâmetro curricular alemão na formação de seus alunos. Ao fim do curso, o aluno pode se candidatar a uma vaga na universidade sem qualquer impedimento.

Os seguintes colégios aplicam o Abitur no Brasil:
Colégio Visconde Porto Seguro (Morumbi e Valinhos) / São Paulo
Colégio Humboldt / São Paulo
Escola Alemã Corcovado/ Rio de Janeiro

O International Baccalaureate (IB) é uma fundação educacional suíça que engloba escolas internacionais. O intuito é manter o mesmo programa em todas as escolas parceiras, para que crianças que mudem de um país para outro não necessitem de revalidação ou avaliação do currículo escolar. No Brasil, mais de 14 escolas fazem parte da rede de IB World Schools.

NÃO TEM ABITUR OU IB?

Se você não possui o Abitur, é possível ingressar em uma instituição de ensino alemã caso tenha concluído o Ensino Médio no Brasil.Tendo um deste certificados, você pode prestar um dos cursos preparatórios para universitários estrangeiros chamados de Studienkolleg.

O Studienkolleg é o único caminho para estrangeiros que pretendem estudar em universidades ou Fachhochschulen alemãs e não possuem o Abitur, IB, ou equivalente, nem cursam ainda o ensino superior no Brasil.

O que é o Studienkoleg?

Os Studienkollegs são cursos preparatórios de 1 ano oferecidos por universidades de cada estado da Alemanha. Esses cursos têm aulas com ênfase em disciplinas específicas (Schwerpunktkurse) que já focam na graduação desejada. Assim, se você pretende cursar medicina, por exemplo, existe um curso diferente do que para alguém que queira prestar sociologia.

Essas aulas se assemelham ao College dos Estados Unidos e servem para dar a mesma base e preparação para todos os ingressantes em uma universidade. Ao final de dois semestres, é prestada uma prova (Feststellprüfung) que permite a candidatura na faculdade desejada. Ela prova que o aluno corresponde às exigências de uma instituição de ensino superior alemã.

Um Studienkolleg dura em média 2 semestres. Não é possível repetir cada semestre mais do que uma única vez

JÁ ESTÁ FREQUENTANDO UMA UNIVERSIDADE NO BRASIL?

Muitas universidades e Fachhochschulen oferecem a possibilidade de você ingressar em um semestre avançado. A Fachhochschule Zittau, por exemplo, adota esse sistema. Assim, se você já tem 2 anos completos e com boas notas, você pode se candidatar a um curso na instituição somente comprovando conhecimento de alemão no nível exigido.

Vale a pena conferir se a instituição desejada oferece essa possibilidade!

Sobre o idioma de estudo

Em via de regra, sim, mas depende do curso e da Universidade. Na graduação, a grande maioria dos cursos oferecidos são em alemão mesmo, mas já existem vários cursos completamente em inglês. Para poder fazer faculdade na Alemanha de graça, você precisa comprovar que tem, pelo menos, o nível B1 do idioma. Algumas universidades podem exigir um nível mais alto.