Requisitos de Matrícula

Pré requisitos para ingressar em uma faculdade na Áustria

Para se candidatar a estudar na Áustria, você deve enviar a inscrição e os documentos necessários à universidade. Os pedidos apresentados às autoridades representativas austríacas serão encaminhados à instituição de ensino. As inscrições devem chegar na universidade a tempo. Lembre-se de que o encaminhamento pode levar algum tempo e o envio da solicitação na instituição representativa deve ser feito o mais cedo possível. Algumas universidades oferecem aplicativos online.

PRAZOS PARA INSCRIÇÕES

A inscrição deve ser enviada em tempo hábil, dentro dos prazos especificados. Na maioria dos casos, é necessária uma pré-reserva pela Internet. O prazo de inscrição para universidades geralmente termina no início de fevereiro para o semestre de verão e no início de setembro para o semestre de inverno. Os prazos de inscrição para universidades de ciências aplicadas e universidades privadas, bem como para universidades de formação de professores e arte podem ser obtidos na respectiva universidade. Geralmente, os formulários de inscrição podem ser baixados diretamente do site da universidade ou solicitados por correio.

Os candidatos a uma universidade de ciências aplicadas devem entrar em contato com o diretor do curso da Universidade de Ciências Aplicadas com seus documentos e quaisquer dúvidas que possam ter. Isso também decide sobre a aceitação do candidato nas respectivas UAS (Universidade de Ciências Aplicadas).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ADMISSÃO
1. Pedido de admissão – Formulário de inscrição da universidade (pode ser baixado da página inicial da universidade ou será enviado por eles). O candidato deve mencionar o programa que deseja estudar e informações pessoais relevantes.
2. Prova de nacionalidade, juntamente com uma cópia do documento de identidade oficial, juntamente com foto ou documento de viagem válido (se necessário).
3. Requisitos gerais de ingresso na universidade (cópias autenticadas de estudantes internacionais) – para estudos de bacharelado e diploma: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente – para mestrado: bacharelado ou equivalente – para doutorado: diploma, mestrado ou equivalente
4. Para muitos programas, a prova de proficiência em alemão: é necessária e também deve ser incluída nos documentos de inscrição, se disponível (por exemplo, exame de alemão com o exame de conclusão da escola, diplomas de cursos de idiomas).

Documentos estrangeiros devem ser apresentados junto com a cópia original e legalizados. Se os documentos são redigidos em idiomas diferentes do alemão, é necessário adicionar traduções legalizadas. As traduções feitas no exterior também devem ser legalizadas.
As universidades das artes e os programas de graduação da UAS geralmente não exigem qualificação específica para ingresso na universidade; em vez disso, os futuros alunos devem passar no exame de admissão ou apresentar prova de qualificação profissional relevante. Informações sobre os pré-requisitos (que diferem de uma instituição para outra) estão disponíveis nas universidades das artes, nas universidades de ciências aplicadas e nos programas de graduação da UAS.
Se todos os pré-requisitos forem atendidos, a instituição educacional enviará a notificação de admissão ou o convite para realizar um exame de admissão no endereço especificado pelo candidato. Os alunos podem ser admitidos como estudantes do programa de graduação ou – se exames complementares forem necessários e, no caso de cursos de treinamento/nível universitário Universitätslehrgänge) – como estudantes do programa de graduação.
Na chegada à Áustria, os estudantes precisam se inscrever pessoalmente no programa de graduação da universidade ou UAS.

Os candidatos estrangeiros devem comprovar um documento equivalente ao certificado de conclusão da escola austríaca (Matura) ou um diploma de uma instituição de ensino superior. Além disso, a prova de conhecimento  da língua alemã é essencial. Isso pode ser feito com uma prova correspondente no certificado de conclusão da escola ou por meio de um certificado de um curso de idioma concluído com sucesso. Se o requerente não puder fornecer essa prova, é possível fazer um exame complementar em alemão. Aqui é examinado se o conhecimento existente na escrita e para o curso de estudo desejado é suficiente.

Estudantes de países não pertencentes à UE ou fora do EEE
Estudantes de países não pertencentes à UE ou não pertencentes ao EEE (incluindo a Suíça) precisam considerar muito mais no caso de possíveis estudos universitários na Áustria do que estudantes de países da UE ou do EEE.

Autorização de residência
A coisa mais importante que os estudantes estrangeiros precisam é da autorização de residência, de acordo com o §64. Esta autorização de residência serve o propósito de residência “Studium”. Você pode solicitar uma autorização de residência em uma embaixada ou agência austríaca responsável em seu próprio país de origem.

Atenção: Este aplicativo deve necessariamente ser emitido no país de origem antes de entrar na Áustria! São excluídos desta regra apenas estudantes dos EUA ou do Japão. Estes também podem primeiro enviar a solicitação na Áustria.

Obviamente, essa autorização de residência não será concedida com tanta facilidade, mas vários documentos deverão ser apresentados quando a solicitação for feita. São eles:

Documento de viagem válido
Certidão de nascimento
Trecho do registro criminal (do país de origem!)
Prova de meios de subsistência necessários e suficientes para uma estadia na Áustria
Convite da Universidade de Ciências Aplicadas para participar do processo de admissão ou, idealmente, a admissão já concedida para estudar

A autorização de residência não é válida por tempo indeterminado. É inicialmente concedido por um período limitado de um ano. Após este ano, será concedido por mais um ano. Para ser renovado, o certificado de continuação deve ser enviado após o primeiro ano e também certificados a partir do segundo ano de estudo.

Processo de admissão
Em alguns cursos, pode haver mais alunos em potencial do que vagas. Nesses casos, existe um procedimento de admissão amigável à faculdade. Isso consiste em um ou mais requisitos que devem ser atendidos pelos alunos em potencial e que ajudam a faculdade a fazer uma seleção. Os critérios esperados para estabelecer as universidades e faculdades são sempre independentes.

Como regra, o procedimento de admissão consiste em uma ou mais partes dos seguintes itens:

  1. Teste de entrada
  2. Entrevista / entrevista de trabalho (entrevista individual e / ou discussão em grupo)

 

Sobre o idioma de estudo

Para ser admitido em um programa de graduação em alemão, você deve provar um conhecimento suficiente da linguagem. Em algumas universidades, você precisa de proficiência em alemão correspondente ao nível B2, em outros correspondentes ao nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Existem diferentes diplomas aceitos, por exemplo, o Österreichisches Sprachdiplom Deutsch, o sistema de exame oficialmente reconhecido da Áustria para o alemão como língua estrangeira com centros de exames licenciados em todo o mundo.

PROGRAMAS EM INGLÊS NA ÁUSTRIA

Na Áustria, pode não haver muitos programas de bacharel oferecidos em inglês. No entanto, há uma série de programas de mestrado que o inglês é ensinado pela sua educação na Áustria. Um nível mínimo correspondente a B1 / B2 de acordo com o passaporte de língua europeia é necessário para a admissão em cursos de ensino em inglês. Estudar no exterior dentro da gestão, mídia, tecnologia da informação e marketing são os melhores cursos recomendados de inglês. É melhor avisar que você entre em contato com a universidade que você escolhe para seguir sua educação na Áustria, se o curso é oferecido em inglês.