Sistema Educacional Francês

Visão Geral

A França é um berço mundial de artes, ciência e filosofia, tendo produzido grandes pensadores e inovadores como Descartes, Voltaire, Foucault, Sartre e Derrida, para citar alguns. Dada essa herança cultural, não surpreende que em termos de Educação esse país seja aclamado internacionalmente e atraia 150 mil internacionais anualmente. A França oferece um ambiente de estudo interativo e estimulante, e sua posição de inovação na maioria das disciplinas, incluindo artes, tecnologia e negócios, garante um ambiente intelectualmente investigador e que valoriza muito a educação. Se você se imagina tomando café da manhã com croissants em terraços ensolarados ou bebendo vinho em bistrôs com cortinas de renda, a educação na França é a maneira perfeita de conhecer esse lugar incrível, assimilar sua vasta e diversificada cultura e obter uma sua qualificação de graduação ou pós em um país que continuamente figura no topo dos rankings internacionais das melhores instituições do mundo.

Títulos do Sistema Universitário

As universidades francesas recebem 1,5 milhão de estudantes por ano e aproximadamente 10% desses estudantes são internacionais. Não é difícil entender por que: a diversidade e o volume de programas educacionais na França significa que você certamente encontrará um que atenda às suas necessidades pessoais. As universidades oferecem milhares de programas acadêmicos, técnicos e profissionais em todos os campos imagináveis.

A França utiliza o mesmo sistema de ensino superior de três níveis utilizado pelo restante dos 29 países europeus envolvidos no sistema de Bolonha, facilitando a mobilidade internacional. Muitas universidades francesas são instituições públicas, o que mantém as taxas por semestre bem baixas e a educação acessível. No entanto, também existem na França instituições privadas menores e mais especializadas de ensino superior. Essas escolas são mais seletivas no processo de admissão e possuem custos maiores.

Alguns dados sobre o ensino na França

– é o 4º país que mais recebe estudantes internacionais no mundo

– 12% dos estudantes de graduação e 42% dos doutorandos são estrangeiros

– Há oferta de cursos ministrados 100% em Inglês

– 2º país no ranking de medalhas Fields

– 4º país no ranking de Prêmios Nobel

– 6º país no ranking de registro de Patentes

 

TITULAÇÕES OBTIDAS

Bacharelado (Licence)

São cursos de graduação. Será necessário cumprir 180 ECTS (créditos educacionais do sistema Europeu) e normalmente se cumprem em 3 anos de estudo

 

Mestrado (Master Recherche ou Professionnel)

Os cursos de mestrado são considerados como cumpridos após atender 120 créditos ECTS, normalmente atingidos em 2 anos de estudo

 

PhD (Doctorat)

A duração do Doutorado se dá em aproximadamente 3 anos

Créditos

A França implementa um sistema baseado em crédito, no qual cada módulo de estudo vale uma certa quantidade de ECTS (european credit transfer system) que geralmente são transferíveis entre os cursos na França e também em outros 45 países signatários do sistema de Bolonha.