Visto de Estudante e Trabalho na França

Tipos de Visto

Vistos para estudantes internacionais na França
Os estudantes internacionais precisarão solicitar um visto e/ou autorização de residência para iniciar seus estudos. O tipo de visto exigido depende da duração do tempo em que você estará na França, ou seja, se você estiver matriculado em um curso de curta duração, em um curso completo ou em um projeto de pesquisa em andamento. Os vários tipos de visto/autorização de residência que você pode obter são os seguintes:

  • Visto de estudante de curta duração – Por menos de três meses, estudantes brasileiros não precisam de visto.
    Este visto é adequado para estudantes que realizam cursos de curta duração, como um programa de língua francesa. Não pode ser renovado, e não requer uma autorização de residência separada.
  • Um visto temporário de longa duração – Visa of long séjour temporaire pour etudes
    Este visto permite que você fique no país por até seis meses. Também não é renovável e não exige que você solicite uma autorização de residência.
  • Visto de longa duração – Visa of long séjour etudes
    Este visto é adequado se você estiver matriculado em curso universitário ou em um curso com duração superior a seis meses. É válido para a duração de seu estudo e constitui sua autorização de residência. O visto de longa duração é renovado automaticamente após o primeiro ano de estudo, desde que o aluno possa provar que ainda está matriculado em seu curso. Para conceder este visto, você deverá fornecer informações sobre sua formação acadêmica, comprovar sua proficiência no idioma francês ou inglês, provar que possui recursos financeiros suficientes para viver na França
  • Visto de pesquisador de estada prolongada
    Este visto é adequado para quem vem à França para participar de pesquisas ou lecionar em nível universitário. Para que seja concedido, você precisará da confirmação de sua afiliação à sua instituição, detalhando o trabalho que fará e a duração. Esta documentação precisa ser carimbada pela prefeitura local e enviada ao consulado francês em seu país de origem, juntamente com o seu pedido de visto.

Documentos Exigidos

O processo de inscrição varia um pouco, dependendo do visto que você está solicitando. Em todos os casos você precisará fornecer ao consulado certos documentos que geralmente incluem:
– uma carta de aceitação oficial da instituição de estudo francesa,
– prova de que você possui fundos suficientes para viver (considerados 615 EUR por mês),
– prova de cobertura de seguro saúde de pelo menos 30.000 euros,
– comprovante de hospedagem na França e, finalmente
– passagem aérea ou comprovação de recursos financeiros para adquiri-los

Trabalho durante os estudos

Estrangeiros residentes na França que possuem um visto de categoria estudante VLS-TS e que já realizaram as formalidades administrativas junto ao OFII (Office Français de l’Imigration et de l’Intégration) podem exercer uma atividade remunerada na França durante o período de estudos. Para regularizar o trabalho, basta que a empresa/estabelecimento assine um contrato de trabalho e realize algumas formalidades legais junto aos organismos franceses responsáveis.
A lei francesa autoriza os estudantes estrangeiros a trabalhar, como forma de completar sua renda, em até 80 horas por mês. O salário mínimo na França é de 9,88 Euros por hora. Considerando que há desconto das taxas sociais obrigatórias em torno de 20%, estima-se que você ganhará cerca de 7,90 Euros por hora.

Na França, os estudantes estrangeiros também podem trabalhar na instituição onde estudam. Tais contratos de trabalho duram no máximo 12 meses, seguindo o ano universitário, de 1 de setembro a 31 de agosto. O trabalho geralmente consiste em atividades que contribuam para o bem-estar na universidade: recepção de estudante no início das aulas, monitoria, serviço cultural ou esportivo, acompanhamento de estudantes deficientes.
A fim de contribuir para o sucesso acadêmico e inserção profissional dos estudantes, o trabalho estudantil na universidade é adaptado aos horários e ao ritmo dos estudos.

ESTÁGIO DURANTE SEUS ESTUDOS
Ao longo de algumas formações acadêmicas, é necessário realizar um estágio profissional para obter o diploma. Estudantes franceses e estrangeiros devem seguir as mesmas regras:

• O estágio deve ser regulamentado por uma “Convention” (contrato), assinada pela instituição de ensino e pela instituição que contratou o estudante
• Se o estágio dura mais de dois meses, o estudante deve receber um subsídio mínimo de 577,50 euros mensais